Ayurveda e a Orientação ao Auto-Conhecimento

Qualidade de Vida:

Ayurveda e a Orientação ao Auto-Conhecimento

Ayurveda incentiva o conhecimento da sua constituição pessoal individual para que haja entendimento da dinâmica própria de cada indivíduo e suas relações com o meio ambiente.

Através da Meditação, do conhecimento da Astrologia, da Numerologia, dos Nomes, da experiência de vida diária, da gratidão e da boa vontade se atinge o auto-conhecimento!

Em suas bases ayurveda reconhece o ser humano como parte de uma teia cósmica, ou seja, como um ser não completamente isolado e separado dos outros seres. O ser humano pode sim ter sua individualidade e particularidades que o distingue dos outros seres, ainda assim ele está envolvido em campos de energia que interagem e mesclam com outros campos energéticos de outros seres e de todos os seres. Inclusive o ser da Terra e o ser cósmico. Os campos energéticos abrigam sub-campos em uma teia infinita.

Assim, ayurveda reconhece que o ser humano é feito da mesma substância que cria toda a natureza. Nossa ciência moderna diz a mesma coisa de outra forma, que somos feitos dos mesmos elementos químicos que constituem tudo na natureza.

Em ayurveda os elementos fundamentais que constituem a natureza são ainda mais sutis do que os elementos químicos. São elementos tão essenciais que pertencem mais ao campo energético-simbólico do script incial do cosmos.

São esses elementos o ar, o fogo, a água, a terra e o éther. Portanto, ayurveda recomenda que cada ser humano se reconheça em termos destes elementos-em número menor do que os elementos químicos- e portanto mais fáceis de se lidar.

Ayurveda recomenda que nos conheçamos em termos destes elementos e em suas derivações para nos mantermos sempre em equilíbrio com o nosso sistema e com os sistemas ao nosso redor.

Ayurveda começa a se revelar pedindo que cada pessoa conheça a si mesmo, sua constituição pessoal em termos de água, terra, fogo, ar e espaço ou ainda em termos de 3 correntes funcionais derivadas da combinação destes elementos,, a saber:

CORRENTES FUNCIONAIS=DOSHAS

Espaço + ar= Esta combinação cria a corrente funcional conhecida como VATA

Fogo + Água= Esta combinação cria a corrente funcional conhecida como Pitta

Água + Terra= Esta combinação cria a corrente funcional conhecida como Kapha

A partir deste conhecimento e da prática de meditação o indivíduo começa a se reconhecer como um conjunto de correntes funcionais energéticas fluindo dentro e fora de si mesmo.

A aventura do auto-conhecimento e do conhecimento da natureza e do universo começa.

O que você está buscando? Quero ouvir sua experiência também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s