“Do que é feito seu filhinho?” Água, Terra, Fogo ou Ar?

Início . A Consultora . Agendamento . Blog Contato 
Confira todas as Consultas Individuais e Serviços Especiais. Siga para > www.adrianamaranhao.com <

Do que é feito o seu filhinho?

Água, Terra, Fogo ou Ar? 

Os elementos mais básicos e presentes na nossa vida cotidiana, o ar, a terra, o fogo e o ar foram também os elementos mais presentes do ser humano há milhares de anos. Por isso mesmo, vemos tantas sabedorias, medicinas e filosofias antigas calcadas nos mesmos princípios: os elementos da natureza.  A nossa astrologia ocidental, a medicina chinesa, a a medicina indiana ayurveda e várias religiões africanas e até o oráculo do tarot, todos partem do entendimento dos elementos da natureza para entender a vida, as relações humanas,  e o tipo físico, mental e emocional de cada um.   Isto porque o ser humano é feito realmente destes elementos em seus níveis mais básicos.  Tanto você como seu filho têm alguma predominância desses elementos no corpo, na psique e no corpo emocional o que leva a um certo bio-tipo ou constituição pessoal e a partir daí fica mais fácil ajudar a corrigir os desequilíbrios que ocorrem normalmente no cotidiano.  Tanto a astrologia quanto o ayurveda baseados nos elementos traduzem muito bem o comportamento de cada bio tipo e no caso da medicina indiana todas as indicações para tratamento dependem da constituição pessoal de cada um.  No Ayurveda o elemento fogo não pode existir sozinho, sempre trabalhamos com um par de elementos da natureza, formando o que chamamos de Dosha.

Descubra as características principais de cada elemento e veja qual é predominante no seu filho. Lembre-se que a criança pode ter mais de um elemento predominante (e normalmente tem). A combinação dos elementos cria o jeito especial de cada um. 

FOGO 

Se a sua criança é do signo de áries, leão ou sagitário há uma grande chance dela ter já o predomínio do elemento fogo, já que esses signos são manifestações desse elemento. Mesmo que ela não seja desses signos mas se ela é uma criança “muito levada” como se dizia antigamente, risonha, movimentada, cheia de energia, meio mandona, um pouco brigona, que em geral prefere bem mais os esportes do que os estudos e  que tenha tendência a inflamações, febre e dor de cabeça é bem provável que ela seja de fogo.  Em Ayurveda, a criança ou a pessoa que tenha predominância de fogo é  chamada de Pitta  que é a associação de fogo + água.  

Uma criança Pitta pode ser também aquele tipo que gosta de representar, do teatrinho da escola, é exibidinha por natureza e  faz drama por qualquer coisa. É emotivo, exagerado, não gosta nada de ser repreendido e gosta de fazer o que quer, não aceita ser mandado. Suas emoções são quentes, úmidas, efervescentes! 

Uma criança de fogo precisa canalizar toda a sua energia: ou deve fazer esportes, ou atividades artísticas ativas (como o teatro, circo, dança) , deve ser alimentada religiosamente nos horários certos, porque a criança de fogo “vira bicho”  quando está com fome. A criança de fogo tem “pavio curto”  assim que deve evitar calor excessivo: excesso de sol, comidas muito temperadas, para não ficar irritadiça, impaciente, insuportável e irascível!!! É recomendado que ela tome muito suco, água e sobremesas frias de boa qualidade como mousses de limão, maracujá, ou arroz doce. 

A criança de fogo é aquela como se diz…”fogo na roupa”, vive aprontando, para acalmá-la passeios constantes junto à natureza, com água de preferência, cachoeira, rio, praia, piscina e até um bom banho de magueira é fundamental para refrescar a criança de fogo! 

TERRA 

Na astrologia as crianças de terra são as de Touro, Virgem e Capricórnio e já apresentam desde cedo uma relação marcante o lado material da vida. Mesmo sem ser desses signos elas podem apresentar predominância desse elemento. Elas são apegadas às suas coisas, são organizadinhas e muitas vezes são centradas e nem tem muita dificuldade para se concentrar. Às vezes os pais das crianças terra dizem que suas crianças tomam contam deles, já que a criança parece ser o adulto da casa. Desenvolvem desde cedo o senso de responsabilidade e cumprem bem horários e obrigações. Gostam também de economizar a mesada, guardar e gastar depois. Podem apresentar logo logo tendência a avareza e ser o “pão-durinho” da casa! 

As crianças que possuem predominância de terra são chamadas de kapha no Ayurveda, o que é uma combinação de tera + água. Essas crianças são as fofinhas, arredondadas, com bochechas proeminentes mesmo depois de crescidos. Elas podem sofrer de congestionamento nasal, sinusite e prisão de ventre. 

As crianças de Terra precisam ser incentivadas a sonhar mais, imaginar, a desenvolver a sociabilidade e sair da inércia e preguiça que volta e meia lhes assola! 

AR 

As crianças de ar são aquelas magrinhas, fininhas, esguias, que não engordam nada mesmo que tenham boa alimentação e comam super bem. São leves, versáteis e são aquelas que muitas vezes “estão sempre no mundo da lua” ou ” dão asas à imaginação” com a maior facilidade. 

Em geral elas têm muito ar ou éther em sua constituição pessoal e são as de gêmeos, libra e aquário na astrologia. Podem ser de outros signos também.  Elas são aquelas que aprendem facilmente tudo, são articuladas na maneira de conversar desde bem novinhas, curiosas e falam sem parar. Amam os amigos, vivem em turmas, são sociáveis. Às vezes não estudam muito mas tiram notas boas. Com os anos, demonstram que gostam sim dos estudos e leituras.  

A criança que tem ar e éther é chamada de Vata (ar+éther), de acordo com o Ayurveda. Essa combinação proporciona talentos intelectuais, intuitivos e cognitivos acima da média. Tem uma mente e humor afiado e dotes artísticos.  Ela transcende as coisas corriqueiras do cotidiano. Ela tem sensibilidade. Deve ser incentivada à  tocar instrumentos musicais, como flauta ou violão. Quem vive no mundo da lua, em geral vive no mundo das artes.  

Crianças de ar não podem perder as refeições quentes, na hora certa, e completas. Nunca trocar o almoço por um lanche. É importante que ela coma bastante e não sai da mesa com fome. Ela precisa de substância para contrabalançar suas tendências aéreas e manter-se firme ao longo do dia. 

Como a criança de ar é distraída, tende a largar o que começa. Deve ser incentivada à terminar o que começa. Deve aprender a poupar e a saborear realizações passo a passo. É interesse estimular essa criança a descobrir seus talentos e dons porque assim ela aprende naturalmente a se aprofundar e dar continuidade ao que começa. O que só trará benefícios ao longo da vida. 

ÁGUA 

A criança que têm predominância de água é também chamada de kapha no Ayurveda e são as crianças mais meigas e amorosas. São aquelas apegadas aos pais, às pessoas próximas. Como todas elas gostam de receber afeto e carinho, mas entre os biotipos é a que mais gosta de mostrar o afeto e o carinho, gosta de ser especialmente carinhosa. Na Astrologia são as do signo de câncer, escorpião e peixes. O campo das emoções é o mais importante para elas. Assim que do mesmo jeito que demonstram afeto e carinho, quando negligenciadas podem desenvolver sentimentos em segredos, ficarem vingativas e rancorosas. Assim é importantíssimo que elas possam, por assim dizer, lavar a alma constantemente. Devem estar livres de repreensões excessivas e não devem ser constrangidas em público, por que isso pode provocar grande insegurança e ressentimento. O que interfere poderosamente na expressão natural dos seus sentimentos, o que é fatal para elas.   

Essa criança precisa da afirmação do amor, do carinho e de saber que é importante. Deve ser incentivada a estar em grupos e não no ambiente seguro da família. Precisa aprender a se soltar e a sociabilizar. Deve ser levada a atividades culturais e estimulada a ler. Apesar de demorar um pouco mais para aprender, quando é devidamente incentivada, ela vai fundo no que faz. É fundamental que os responsáveis pela educação dessas crianças  evitem comidas artificiais em seu cardápio, como balas, refrigerantes, cachorro-quente, pirulitos e chicletes porque se não em pouco tempo estarão obesas. Já que a criança de água, retém líquido e é a mais redonda de todas. 

Essas são características básicas. Há de se avaliar através do mapa astral e das avaliações ayurvédicas para chegar à conclusão de qual biotipo pertence a criança e quais as melhores diretrizes utilizar em relação à elas.

 

Siga lendo! Clique nas categorias abaixo e explore as ideias, reflexões e previsões! 3 posts são carregados de cada vez!

Agenda Alimentação APRESENTAÇÃO & RECEPÇÃO Aquário Ar Astrologia Auto-Conhecimento Ayurveda Capricórnio Casa 1 Casa 2 Casa 3 Casa 4 Casa 5 Casa 6 Casa 7 Casa 8 Casa 9 Casa 10 Casa 11 Casa 12 Cidades Constituição Ayurvédica constituição pessoal ayurvédica Consultas Individuais Cruz Cardinal Cruz Mutável Curitiba Cursos Câncer Depoimentos Escorpião España Fogo Gestão de Pessoas Gêmeos História Idiomas Júpiter Kapha Leão Libra Lua Mapa de Nascimento Marte Meditação Memória Mercúrio Musicoterapia Netuno Nodo Norte Nodo Sul Nomeação Numerologia Número 1 Número 2 Número 3 Número 4 Número 5 Número 6 Número 7 Número 8 Número 9 Número 10 Número 11 Número 22 Número 33 Oráculos Papa Peixes Pitta Plutão Previsões Qualidade de Vida Quíron Rio de Janeiro Roda da Fortuna Sagitário Saturno Serviços Signos Simbologia Sol Stellium tarot Terapias Sutis Terra Touro Uncategorized Urano Vata Virgem Vivências & Experiências Astrológicas! Vocação & Profissão Vênus yod Yoga Água Áries-2  Éther

 

ADRIANA MARANHÃO | Consultora em Gestão de Pessoas através de Simbologias & Terapias

Analista de Nomes, Astróloga, Numeróloga & Adriana Maranhao . ConsultoraEspecialista em Ayurveda, Yoga e Meditação | a.consultora@adrianamaranhao.com | Rio de Janeiro .  Telefone: (21) 982246260 | | www.adrianamaranhao.com

Um comentário em ““Do que é feito seu filhinho?” Água, Terra, Fogo ou Ar?

O que você está buscando? Quero ouvir sua experiência também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s