Abril 2011

Porque na Umbanda brasileira há tantas referências ao baralho cigano, devoção ao cigano, altar cigano? Será que a umbanda que é uma religião sinérgica, que tem mistura de várias vertentes religiosas, teve influência de ciganos pelo Brasil afora? Teriam sido ciganos de Andalucia que andaram por aqui nestes últimos 500 anos?

Comentários
Adriana Adrias
Adriana Adrias Achei resposta para minha pergunta. E achei resposta para minha suspeita de que temos uma herança bem mais espanhola do que imaginávamos. NO caso, cigana.

Editar

Adriana Adrias
Adriana Adrias É preciso falar um pouco da origem dos Ciganos, para entender seu trabalho e por que ele é realizado na Umbanda.

Primeiramente, temos de desmistificar a imagem do andarilho cigano, malandro, ladrão, sequestrador de criancinhas, falastrão, desonesto. Isso foi fruto do preconceito diante dessa etnia
livre e alegre, principalmente pelo fato de a crença deles não ser católica, religião dominante, confundida com os estados monárquicos por muito tempo.

Os Ciganos chegaram ao Brasil oficialmente a partir de 1574. Existiam disposições régias proibindo-os de entrarem em Portugal. Em 15 de julho de 1686, Dom Pedro II, rei de Portugal, em conluio com o clero sacerdotal da Igreja, determinou que os Ciganos de Castela fossem exterminados e que seus
filhos e netos (Ciganos portugueses) tivessem domicílio certo ou fossem enviados para o Brasil, mais especificamente para o Maranhão.

Dom João V (1689-1750), rei de Portugal, decretou a expulsão das mulheres Ciganas para as terras do pau-brasil. Por anos a fio, promulgaram-se dezenas de leis, decretos, alvarás, exilando os Ciganos para os estados de Maranhão, Recife, Bahia e Rio de Janeiro, onde se encontravam os núcleos populacionais mais importantes da colônia portuguesa. Este mesmo rei, Dom João V, proibiu os Ciganos de falar o romani, uma de suas línguas.

Afirma-se que as mais importantes contribuições dos Ciganos para o progresso e a prosperidade de nosso país foram negligenciadas até hoje pelos historiadores e livros escolares. Eles foram coparticipantes da integração e da expansão territorial brasileira. Ouso afirmar, ainda, que, se não fossem os Ciganos, as comunidades de antigamente, pequenos centros habitacionais, vilarejos, teriam progredido muito mais lentamente.

Os portugueses e africanos que vieram para cá não eram nômades. Os lusitanos procuravam fixar-se em terras alémmar, e os africanos fixavam-se a estes últimos como escravos.

Então, de norte a sul, de leste a oeste, em todos os lugares, lá estavam os Ciganos, livres, viajando em suas carroças, negociando animais, arreios, consertando engenhos, alambiques, soldando tachos, levando notícias, medicamentos, emplastros e também dançando, festejando e participando de atividades circenses.

Alegres, prudentes, místicos, magos e excelentes negociantes, quando chegavam aos vilarejos conservadores, era comum senhoras se benzerem com os rosários em mãos, esconderem as crianças nos armários, pois chegavam os Ciganos com suas crenças pagãs.

Assim como os espíritos de negros e índios foram abrigados na Umbanda, por falta de espaço para suas manifestações nas lides espíritas, todas as raças encontraram no mediunismo Umbandista liberdade de expressão. Os fatores mais importantes que permanecem em um povo, desde a mais remota antiguidade, são de consistência espiritual, com manifestação nos sentimentos e no modo de ser mais íntimo, com comportamentos típicos, frutos da memória coletiva, ou seja, de uma herança atávica.

Nos filmes e seriados espanhóis, muito mais densos, intensos e tensos do que qualquer uma das nossas miniséries da Globo, eles costumam inclusive, matar o protagonista da história. Quando não é o protagonista, é o quase protagonista!!! Acho incrível isso!!!!

Lua enchendo, mar baixando, transparentão, tem até golfinho, calorão, praião…Lua nascendo em frente ao Pão de Açúcar. Adoro aquela região ali de Botafogo!!!

A história pré lua nova em áries. Esta história vivida hoje tem um detalhe especial no finalzinho. Escrita aqui e no comentário se não couber nesse status.

Bem, hoje uma grande amiga minha do signo de áries me ligou para sairmos à tarde para “saber como estão os planetas aí para ela, porque ela estava sentindo muitas revoluções acontecendo na vida dela”!!!!

Adriana Adrias Então fomos ao Forte de Copacabana curtir o visual e tomar café.
Antes passamos pela feira de antiguidades do Cassino Atlântico.

Essa minha amiga é muito chique, requintada, sofisticada, culta, bonita e rica!!!!

É super interessante e legal.

Ela me veio com a seguinte história: “Vou comprar um apartamento em Cascais- Portugal ( 1 milhão de reais) “. E vai morar com um homem que foi sempre o amor da vida dela, mas que a vida separou por anos.

Recentemente ele passou 6 meses aqui no Rio com ela. E agora ela decidiu comprar esse ap em Cascais – POrtugal e bancar essa vida com ele, já que ela é que tem mais dinheiro.

Ela me perguntou o que eu achava.

Disse que ela podia fazer isso sim, mas que devia avaliar bem. Disse também que ela ia comprar briga com cachorro grande com os familiares dela.

Ela como boa ariana, disse que era independente, o dinheiro era dela, ela faz o que acha melhor. E me perguntou de novo sobre os planetas.

Falei, expliquei, e tudo certo.

Dia 8 ela embarca para lá, leva o chofer junto e vai ver esse ap, esse homem, essa história aí de amor.

Agora aqui no próximo comentário segue o detalhe sobre essa história:

Editar

Adriana Adrias
Adriana Adrias Ela tem 76 anos, ele tem 90, e a briga de cachorro grande vai ser com as 2 filhas de 40 e poucos anos dela, que vão ter um ataque quando elas souberem:

1- que a mãe gastou 1 milhão para comprar um ap em Portugal.

2-Que é para morar com esse “coroa”.

3- Que eu sabia e não falei para elas.!!!

Não é uma história e tanto?

1 de abril
“”Num século em que potencialmente, e cada vez mais, todos são artistas, tendo à disposição “ferramentas cada vez mais extraordinárias de criação”, e no qual o próprio mundo se reconverte em arte, De Kerckhove acredita que somente a constituição de um pensamento místico poderá dar conta de tantas e tão amplas transformações. “McLuhan já previa a emergência desse século místico.”

Misturada = Netunada!!!! Netuno em Peixes vai misturar muito mais a humanidade. Uma das manifestações desse Netuno em Peixes vai ser a Netunada Linguística.

Comentários
Adriana Adrias
Adriana Adrias Peixes também simboliza línguas. Línguas simbólicas, linguagem poética. Com esse encontro cada vez maior entre os povos do mundo, cada vez mais escrevendo uns com os outros, em várias línguas, durante os anos de Netuno em Peixes, deve haver mais e mais misturada das línguas. Já existe spanglish, portunhol, etc, etc, etc, vai cada vez mais vai misturar. Assim me parece!!

Com essa misturada de encontros através do computador, facebook, gente á beça escrevendo com gente de outros países, etc, nós os latinos, devíamos voltar a escrever e falar latim. Assim, não ficávamos enrolados com portunhol, espanhês, italiano, francês…..Uma língua só já facilitava…..! Bem……só um deliriozinho.

O que você está buscando? Quero ouvir sua experiência também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s