Meditação no Elemento Fogo – “El Flamenco” e A carta astral de Paco de Lucia

Início . A Consultora . Agendamento . Blog Contato 
Confira todas as Consultas Individuais e Serviços Especiais. Siga para > www.adrianamaranhao.com <
21 de Dezembro de 1947 Algeciras Espanha 

Segue minha meditação no elemento fogo.

Já escrevi algumas vezes sobre o elemento fogo e minha meditação continua neste elemento que sempre – logicamente – chama a atenção por suas manifestações assim por dizer “flamejantes”….risos!

Me encanta observar a manifestação dos elementos não só na personalidade humana, como nas expressões culturais dos povos e das nações. Já escrevi como a Espanha expressa este elemento de várias formas, seja com os san fermines, os touros, a veia missionária ou “doutrinária”, um tanto “sanguinária”, como também pela expressão musical que é o próprio flamenco.

A começar pelo seu nome flamenco….aquilo que é flamejante!  Flame que é chama em inglês. Flamejar em português que é o movimento das chamas do fogo! Flambar que é o ato de levar a comida direto ao fogo…Flamenco certamente tem a ver com a etimologia da flama…ainda não tenho certeza porque não investiguei esta origem. Mas que ao ouvir a palavra flamenco me remeteu imediatamente a esta idéia de flamejar, de “flame”, sim me remeteu. E mais uma vez pensei na música flamenca como expressão do fogo. Música exteremamente, vibrante, passional, também de dores e amores profundos.

Pois eis que depois de 1 semana ouvindo todos os dias por várias horas os muitos discos do grande maestro Paco de Lucia, exímio guitarrista que exportou o flamenco para o mundo inteiro, fui atrás de seu mapa astrológico.  Realmente, não encontrei o seu mapa natal com horário de nascimento. Apenas o mapa  do céu…E o que foi que encontrei? Um mapa flamejante! Brilhante, deslumbrante.  O grande expoente do flamenco, aquele que jogou luz sobre a música da Andalucia tem nada mais nada menos que 6 planetas nos signos de fogo!!!!

Seria coincidência? Que a Espanha tenha tenha tanto a ver com o elemento fogo, que a música flamenca evoque emoções quentes, vibrantes e que o seu expoente máximo atual tenha nascido como a “flor ígnea” com 6 planetas em fogo formando um poderosíssimo triângulo de fogo? Que os séculos tenham produzido incríveis guitarristas flamencos não há dúvida, mas seria coincidência que aquele que puxou o flamenco para o mundo todo, que viajou pelo mundo todo, que foi o primeiríssimo a sair e expor pelo mundo todo seja um sagitariano com mais 5 planetas em fogo além do sol?  

Sim, porque além do mais a “flor ígnea”  do flamenco é sagitariano e fez sua primeira viagem para fora da Espanha, -em plena ditadura Franquista – ainda com só 14 anos de idade, já como músico acompanhando outro grande guitarrista.

Seria coincidência, ou seria a manifestação do elemento fogo viajando através das gerações, “através da carne” (como diria Carlos Drummond…” a estranha idéia de família viajando através da carne”) se aperfeiçoando na forma humana até chegar ao seu supra-sumo, a sua flor de uma longa linhagem de humanos que expressaram o elemento fogo?

Pois para mim é isso. Paco de Lucia com seus 6 planetas em fogo, expoente do flamenco, mago da guitarra, é uma pessoa, uma pessoa flor de fogo! Que colocou os holofotes não só sobre ele mais muito mais sobre o flamenco.  Sobre ele, me parece que ele mesmo foi mais um servo dos deuses do fogo que flamejam enquanto o flamenco é tocado!  Um servo sério, dedicado, respeitoso, que com profunda reverência e até com muito sacrifício executou seu serviço e sua missão de expoente da música flamejante.

Além de um poderosíssimo triângulo de fogo onde os 6 planetas se encontram, incluindo o sol, a lua, saturno, plutão, júpiter e  mercúrio o guitarrista conta com um interessante t-square entre o sol, marte e urano. Com marte em virgem, daí o ofício de serviço, o servo da guitarra, servo do flamenco, servo do fogo, já que seu marte quadra o poderoso sol e júíter em sagitário. Júpiter em domicílio senhor da exportação, da generalização e da globalização está lindamente posicionado em seu signo internacional. Marte em virgem de Paco revela a dedicação servil, laboriosa, minuciosa, que este homem dedicou à guitarra. Além disso, foi agraciado com o urano em gêmeos, que se revela nessa velocidade incrível com que maneja a guitarra em solos que são verdadeiros relâmpagos! Urano em gêmeos em oposição ao sol e à júpiter conferindo também essa universalidade, essa versatilidade, essa comunicação extraordinária sem palavras que Paco faz sem falar nada só tocando.

E o que dizer deste saturno e plutão em leão?

Que li em sua biografia que o menino Paco deixou de ir a escola aos 9 ou 10 anos (bem novinho assim) porque seu pai queria que ele se dedicasse a estudar o violão, para lhe garantir uma vida melhor, já que a vida em Andalucia era dura.  Já pensaram o que foi para o menino sagitariano largar a escola?

Que tristeza, que pesar, que imposição, que dureza foi para ele. Ele mesmo em várias entrevistas de uma maneira ou de outra transparece claramente a dor que foi não ter ido mais a escola. Que claro que ele sabe que a vida compensou essa falta. Porém doeu e muito.  

Estava lá saturno e plutão em conjunção. Um pai intransigente decidiu: vai deixar de ir à escola ( sendo leão e sagitário signos de educação) para por outro lado estudar a guitarra flamenca. Sim, ele não foi a escola, mas estudou.  

Há poucos anos  2007- recebeu um título de Doutor Honoris Causa na Universidade de Cádiz. Sim, o garoto que sofreu a dor de deixar a escola guri ainda, deu uma volta de uma vida em fogo e sim foi entitulado Doutor por “preencher” todos os requisitos daquela Universidade.  Conclusão, o fogo se fez valer. Não se foi a escola mas se graduou assim mesmo!  

Por isso de certa forma a dedicação ao violão foi alegria, foi divertimento, foi profissão, foi missão e foi sacrifício. Foi obsessão. Com saturno em e plutão há de se imaginar o quanto sério Paco de Lucia tomou para si o estudo da guitarra e sua profissão de “arauto” do flamenco.   Assim me parece…porque aqui estamos os astrólogos nos metendo sempre na vida de alguém através de um mapa.

É um mapa fantástico, tão fantástico quanto sua música.

E há mais para falar dele e do mapa. Infelizmente este post que foi escrito em 2010 tem este adendo agora em 26 de fevereiro de 2014, pela morte do maestro: “Sobre a Morte de Paco de Lucia, Saturno em Escorpião quadrado à seu Saturno em Leão!
Não quero especular mas …Paco de Lucia. tinha saturno em Leão à 22 graus.
Tinha uma certa “bronca” porque seu pai o tirou da escola para estudar violão, porque não o podia sustentar na escola e queria que ele se profissionalizasse logo para ganhar o seu próprio ganha pão.

Saturno hoje está à 23 de escorpião e Paco de Lucia tinha 6 planetas em fogo.
Não sabemos a hora em que nasceu, mas temos o céu do dia.

Possivelmente, algum impacto interno com referência à Saturno, ao pai, à infância veio à tona e com 6 planetas em fogo, bum, infartou. Morreu mesmo com a morte dos PItta, os filhos do fogo!

Para mim ele era o invocador dos deuses do fogo, a flor máxima do vermelho, do flamengo! O máximo.

Há alguns anos escrevi esse post sobre ele!
Grande invocador dos deuses, dos devas, das salamandras. Quem o escutou sabe que aquele dedillhado vibrava no ar de uma forma que outras formas de vida se faziam presentes!

Que viaje em paz!”

Adrias

Consultas Individuais Personalizadas: Orientação À Meditação > A Meditação em Sincronia com a sua constituição pessoal! 

Saiba Mais!

Siga lendo! Clique nas categorias abaixo e explore as ideias, reflexões e previsões! 3 posts são carregados de cada vez!

Agenda Alimentação APRESENTAÇÃO & RECEPÇÃO Aquário Ar Astrologia Auto-Conhecimento Ayurveda Capricórnio Casa 1 Casa 2 Casa 3 Casa 4 Casa 5 Casa 6 Casa 7 Casa 8 Casa 9 Casa 10 Casa 11 Casa 12 Cidades Constituição Ayurvédica constituição pessoal ayurvédica Consultas Individuais Cruz Cardinal Cruz Mutável Curitiba Cursos Câncer Depoimentos Escorpião España Fogo Gestão de Pessoas Gêmeos História Idiomas Júpiter Kapha Leão Libra Lua Mapa de Nascimento Marte Meditação Memória Mercúrio Musicoterapia Netuno Nodo Norte Nodo Sul Nomeação Numerologia Número 1 Número 2 Número 3 Número 4 Número 5 Número 6 Número 7 Número 8 Número 9 Número 10 Número 11 Número 22 Número 33 Oráculos Papa Peixes Pitta Plutão Previsões Qualidade de Vida Quíron Rio de Janeiro Roda da Fortuna Sagitário Saturno Serviços Signos Simbologia Sol Stellium tarot Terapias Sutis Terra Touro Uncategorized Urano Vata Virgem Vivências & Experiências Astrológicas! Vocação & Profissão Vênus yod Yoga Água Áries-2  Éther

 

ADRIANA MARANHÃO | Consultora em Gestão de Pessoas através de Simbologias & Terapias

Analista de Nomes, Astróloga, Numeróloga & Adriana Maranhao . ConsultoraEspecialista em Ayurveda, Yoga e Meditação | a.consultora@adrianamaranhao.com | Rio de Janeiro .  Telefone: (21) 982246260 | | www.adrianamaranhao.com

3 comentários sobre “Meditação no Elemento Fogo – “El Flamenco” e A carta astral de Paco de Lucia

  1. ¡Qué interesante y qué lindo lo que escribes sobre el maestro´!. ¡Qué evidente resulta ahora la grandeza de su ser y la humildad, a la vez !. Ambas van juntas, cuando la grandeza es real. Fue un ser poderoso el que nació, no sabemos a qué hora (Intentaré averiguarlo, aquí en Huelva hay personas que le conocían bien) (Ah!. He encontrado en mi facebook su contestación cuando le pedí un saludo para ti, creo que te lo envié). Sobre lo de Flamenco, te diré que hay personas que lo relacionan con los flamencos (flamingos), las aves que comen y bailan en la marisma. Pero estoy de acuerdo: Todas esas palabras proceden de “flam”, que a su vez provienen de “fuego”.
    Un beso grande.

    Curtir

O que você está buscando? Quero ouvir sua experiência também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s