Be a bá da alimentação ayurvédica e natural

A preocupação das mulheres com a boa forma é constante.

E conseguir alcançar essa meta com saúde é fundamental. Para aliar o desejo por uma nova silhueta com a necessidade de manter-se saudável, o Ayurveda, sistema de cura natural da Índia, sugere a substituição dos alimentos industrializados pelos naturais. Não apenas para se manter em forma, como também para livrar o corpo das toxinas e do excesso de gordura, que causam o envelhecimento. São dicas fáceis de adotar no cotidiano e que podem fazer toda a diferença tanto na balança como no seu bem-estar. Confira:

  • Troque os cereais polidos e processados (como farinha branca, arroz branco, açúcar branco) por versões integrais (com a casquinha natural deles, rica em vários nutrientes). Substitua a farinha branca pela farinha de trigo integral (e todas as outras de cereais integrais, tais como centeio, milho, etc), o arroz branco pelo arroz integral e o açúcar branco por açúcar mascavo ou ainda pela stévia, que é um adoçante natural, extraído das folhas da planta silvestre Stevia Rebaudiana.
  • Existe uma variedade muito grande no mercado de tipos de arroz integral (agulinha, cateto, entre outros tipos) e de pães feitos com farinha integral. Mas tenha atenção: é importantíssimo ler as embalagens. Confira se o arroz é integral mesmo, não parboilizado. E certifique-se sobre a porcentagem de farinha integral na composição do pão. Pão que se diz integral deve ter pelo menos mais de 50% de sua composição feita de farinha integral. Quanto mais integral, mais vitaminas, minerais e fibras você consome. Além de não engordar como a farinha branca, limpa o intestino e nutre muito mais. Além disso, a farinha integral tem um sabor marcante que pode te encantar, experimente!
  • Substitua os biscoitos industriais feitos com farinha branca, açúcar branco e gordura trans pelas deliciosas frutas secas: uva passa, damasco, tâmaras, ameixas, banana passa, nozes, castanhas, pistaches, entre muitas outras mais. São de fácil digestão, pois são ricas em fibras. Além disso, nutrem o cérebro com óleos para as sinapses dos neurônios e acabam com a fome. Coma 4 castanhas do pará na seqüência e você perceberá essa sensação de saciedade. Elas são oleosas e nos enchem com “combustível” para usar.
  • Em vez de consumir refrigerantes ou bebidas com alto teor de produtos químicos, opte por sucos naturais feitos na hora ou pelos excelentes sucos de uva 100% integrais sem adição de açúcar. Há também sucos de frutas industrializados com pouca ou quase nenhuma adição de produtos químicos. Leia sempre a embalagem e escolha os mais integrais, sem adição de açúcar. Se gostar de derivados de soja, leia de novo a embalagem e verifique a mesma coisa.
  • Troque a margarina (que é um produto químico inventado na indústria alimentícia) por manteiga de boa qualidade ou manteiga purificada (conhecida na culinária ayurvédica como ghee e no norte do Brasil como manteiga de garrafa). Você também pode substituir a manteiga que passa no pão por azeite de oliva, que além de ser uma delícia, é um óleo vegetal: mais leve, nutritivo e saudável.
  • Além do mais os cereais integrais pacificam vata.
  • Você já viu uma plantação de trigo?

 

O que você está buscando? Quero ouvir sua experiência também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s