Ayurveda-Constituição Pessoal-Pitta

A Corrente funcional Pitta e a constituição Pitta

Quando pensamos em transformação, energia, calor e metabolismo estamos entrando no simbolismo de Pitta. Pitta rege todo calor, metabolismo e transformações no corpo e na mente e se expressa também através das emoções.

Pitta é a corrente funcional que está por trás dos processos digestivos. De todos os processos digestivos, o processo digestivo dos alimentos, das informações que recebemos, dos acontecimentos que ocorrem, dos impactos emocionais que vivenciamos.

Pitta é a corrente funcional que promove a vontade de viver, a vontade de crescer, de vencer, de continuar progredindo. Pitta está nas base dos “fogos” ou “ganas” do nosso corpo: os Agnis!

A pessoa com constituição predominantemente Pitta

A pessoa com constituição predominantemente Pitta apresenta qualidades de personalidade que remetem ao ânimo e a disposição. São otimistas, alegres, animadas, cheias de opinião. São dadas as paixões ardentes seja por pessoas, por esportes ou por ideologias. São militantes ativos naquilo em que se engajam. São carismáticos, atraem os outros, gostam de liderar os outros. São calorentos, se exarcebam facilmente, podem se irritar facilmente e podem ser bem dados a um autoritarismo. Gostam de poder! Gostam de desafios. Gostam de competir e de vencer. tais como otimismo, alegria. Tem pique para tudo. Levantam cedo. Tem um corpo bem formado, nem magrelo como os vata nem fofos como os kapha.

Pessoas com pele pitta tem rosto luminoso e rosado.

Estas são características bem gerais das pessoas com predominância da corrente funcional pitta em sua constituição pessoal que se expressam na sua maneira de ser e de viver.

Exatamente por terem essas qualidades de coragem, ânimo e disposição, os pitta exageram em tudo e logo logo exarcebam essas qualidades. Atropelam a vida, atropelam os outros para atingir seus objetivos. Vão em frente abrindo caminho com a cabeça e levando pancadas. Vão ficando vorazes, instransigentes, irascíveis.

Quando pitta está em desequilíbrio sente fome o tempo todo, não pode pular uma refeição pois fica nervoso e inquieto.

Pitta em desequilíbrio desencadeia emoções quentes: Raiva, fúria, brutalidade, grosseria! No nível físico pitta desequilibrado se reflete na pele, em problemas de visão e de digestão.

Quando isso acontece a pessoa deve tomar providências para trazer pitta para o equilíbrio. Para isso ela deve tomar providências para equilibrar o vata, que é a corrente funcional principal que arrasta as outras e deve tomar providências para equilibrar pitta.

No nível físico deve-se procurar manter-se no limite, deve-se procurar um alimentação refrescante, evitar exageros nos exercícios.

Deve-se procurar passear ao ar fresco, tomar bons banhos na natureza, de cachoeira, ou mar em praias limpas. Para descarregar mesmo aquela tensão nervosa. Deve-se procurar o bom senso, evitar as atitudes extremadas. A dieta pacificadora de pitta é muito importante para mantê-los em paz. Essas são apenas algumas das providências a serem tomadas. Existem muitas outras.

Agora note que pessoas com predominância em kapha ou vata também tem em sua fisiologia o dosha pitta e volta e meia exarcebam pitta precisando tomar providências para equilibrar esta corrente funcional ou dosha pitta. Leia Mais sobre a constituição pessoal água: https://adrias.info/2012/02/13/agua/ e fogo: https://adrias.info/2012/02/13/fogo/

O que você está buscando? Quero ouvir sua experiência também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s