Ayurveda-Constituição Pessoal-Kapha

A corrente funcional kapha e a constituição kapha

Quando pensamos em gestação, materialização, estrutura, consolidação, solidez e segurança estamos entrando no campo semântico de Kapha. Kapha rege todos os processos de estruturação, formação, consolidação e lubrificação no corpo, mente e emoções.

Kapha organiza o crescimento, os fluxos nutritivos no corpo, o sangue, a gordura. Kapha controla a formação dos sete tecidos, os ossos, os dentes, os músculos e os tecidos reprodutivos.

Kapha é a corrente funcional que promove as bases estruturais do corpo e os mantém. É a corrente que pode proporcionar bases para uma mente clara e estável e para emoções ponderadas.

A pessoa com a constituição predominantemente Kapha

A pessoa de contituição predominantemente Kapha apresenta qualidades físicas e de personalidade que nos remetem a sensação de peso, estrutura e segurança. Assim os kapha são mais corpulentos, com tendência a engordar. São os “fofos” em vários sentidos. São os mais gordos, assim como aquelas pessoas mais doces, amorosas, carinhosas.

As pessoas kapha buscam segurança, gostam de rotina e não são afeitas a grandes mudanças. Não são fãs de ficar trocando de emprego ou de casa ou de cidade. Gostam de estabelecer cedo na vida algumas bases e se mantém nela por anos a fio. São comedidas, gostam de poupar, gostam de se precaver. Gostam de envolvimento emocional próximo e íntimos.

Acumulam de tudo. Coisas materiais, emoções antigas e resíduos corporais. Geralmente ficam entupidas facilmente, ou tem problemas de sinusite, catarros nos pulmões. Gostam de dormir bastante, comer com calma e pensam bastante antes de tomar alguma decisão.

Não são precipitadas, nem gostam de aventuras e desafios que ponham em risco demais suas estruturas seguras de vida. São o tipo de pessoa que detestam trabalhar como autônomo e adoram empregos fixos. Buscam sempre um consolo emocional nos alimentos.

Estas são características bem gerais das pessoas com predominância da corrente funcional kapha em sua constituição pessoal que se expressam na sua maneira de ser e de viver. Os kapha tendem a exagerar em tanta ordem, rotina e segurança que tendem a sedentariedade, engordam e tendem a depressão.

Quando kapha está muito agravado ‘e necessário fazer exercícios vigorosos para diminuir a letargia, adotar uma dieta leve e livre de alimentos caudalosos e suntuosos. Acordar cedo e adotar a leitura mais frequentemente. Para arejar a mente e com isso ficar “mais leve”. Outras medidas devem ser tomadas também como usar ervas e especiarias que aumentem o vigor e a disposição.

Agora note que pessoas com predominância em pitta ou vata também tem em sua fisiologia o dosha kaphae volta e meia exarcebam kapha precisando tomar providências para equilibrar esta corrente funcional ou dosha kapha. Leia também sobre a CP Terra e a CP Água: https://adrias.info/2012/02/13/terra/https://adrias.info/2012/02/13/agua/

O que você está buscando? Quero ouvir sua experiência também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s