As bases cósmicas do Ayurveda

As bases cósmicas do Ayurveda

A Visão do Ayurveda sobre o homem e sua herança cósmica, sua divindade e sua dignidade.

“Assim como o calor está para o fogo e o líquido está para a água, assim está ayurveda para a sua natureza mais íntima!” Charaka Samhita 30.27

Ayurveda como toda sabedoria milenar aponta o que qualquer pessoa mais desperta para a vida e para a espiritualidade sabe: O ser humano é um com o universo, é constituído dos elementos do universo, sua natureza é a natureza do universo e é regido por leis do universo também…. Apesar do seu livre arbítrio.

Ayurveda descreve isso tudo muito maravilhosamente em detalhes. Os sábios antigos e (os modernos também) estavam em plena conexão com o universo, digamos, assim como que conectados em banda ultra larga,-on line- com a internet cósmica da vida e seus dados. Os sábios viram e sabiam que o homem é um fenômeno da consciência cósmica do universo (-ou divina, usando essa nomenclatura-). O homem é feito do universo e seus campos energéticos estão em conexão com a vida, da terra e do cosmos. Assim, como em uma grande teia ou rede de conexões.

Em Ayurveda o Homem é constituído dos elementos mais básicos, fundamentais, simbólicos até, do universo: Água, Terra, Fogo, Ar e Akasha ou Espaço…. Da mesma forma que no simbolismo da astrologia o homem é também constituído de água, terra, fogo, ar e espaço (as casas astrológicas).

O antigo sábio (e os modernos que vêm vindo) descreve o universo como um campo unificado de luz e energia que precisa se diversificar para se conhecer. Assim, o todo vai se conhecendo à medida que vai se criando, em infinitas possibilidades. O sábio antigo reconhecia o homem como a miniatura do universo e sua consciência humana tal como a consciência do universo (ou cósmica ou divina,) uma consciência que cria a vida a partir de dentro para fora.

Assim, a descrição da relação do homem com o universo é semelhante a descrição da atual física quântica que vem reconhecendo e apontando a vida e o universo como possibilidades em um campo unificado de energia e de probabilidades. Ou seja, um todo que se desdobra em muitos.

Em Ayurveda o homem se manifesta como expressão cósmica através dos elementos de água, terra, fogo, ar e espaço (akasha). A combinação destes elementos entre si cria 3 outras correntes funcionais que vêm a constituir os tipos humanos, os tipos de animais, as qualidades de ambientes e até as qualidades de sociedades. Estas correntes funcionais ou tipos constitucionais são chamados na linguagem do ayurveda de doshas.

Vejamos em relação aos tipos humanos.

CORRENTES FUNCIONAIS=DOSHAS

Espaço + ar= Esta combinação cria a corrente funcional conhecida como VATA

Fogo + Água= Esta combinação cria a corrente funcional conhecida como Pitta

Água + Terra= Esta combinação cria a corrente funcional conhecida como Kapha

Essas três correntes funcionais são conhecidas em ayurveda como os doshas. Esta é a palavra que indica esta corrente com funções que constituem as pessoas humanas. Este é um conceito central em Ayurveda. Os três Doshas. Os doshas são três princípios metabólicos básicos, os quais governam o funcionamento do corpo inteiro. Em todas as pessoas encontramos as 3 correntes funcionais, algumas pessoas têm a predominância de uma ou duas correntes em sua constituição pessoal.

A melhor saúde possível, a saúde perfeita de acordo com Ayurveda significa equilíbrio perfeito – em termos modernos, poderíamos dizer funcionamento perfeito dos mecanismos homeostáticos do corpo-e isto é realizado através do equilíbrio dos “doshas”. Através do conhecimento dos “doshas”, o Ayurveda pode localizar a raiz da doença a fim de tratá-la com mais eficácia. O mais importante, pode-se equilibrar o sistema para ajudar a prevenir futuras doenças.

Cada pessoa humana é constituída desses elementos e dessas combinações de elementos que resultam nessas correntes funcionais –os doshas-. Cada pessoa tem a predominância de alguns doshas o que dá a sua característica básica de sua constituição pessoal.

CONSTITUIÇÃO PESSOAL

Predominância de alguma corrente funcional na constituição psico-fisiológica do indivíduo.

A constituição pessoal é a constituição psico-fisiológica-emocional. Ou seja, é a constituição mente-corpo-emoções da pessoa como um todo. Todo temperamento psicossomático ou constituição é determinado por estes três doshas no momento da fecundação. Quando o embrião é formado, sua constituição está determinada, tal como o código genético e determina essas características até a morte física.

Assim em terminologia Ayurvédica, a pessoa pode ser vata, ou pitta ou kapha. Ou ainda ter combinações entre si. De qualquer maneira ayurveda extrai das essências das essências das constituições do universo e revela o homem feito nas mesmas bases. Assim, fica mais fácil se reconhecer como “filho de Deus” ou como um microcosmo do cosmos macro. Fica mais fácil vivenciar com intimidade a sabedoria ayurvédica e nossa natureza interior mais profunda.

O que você está buscando? Quero ouvir sua experiência também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s