Orientação Alimentar para Vata

Início . A Consultora . Agendamento . Blog Contato 
Confira todas as Consultas Individuais e Serviços Especiais. Siga para > www.adrianamaranhao.com <

Orientação Alimentar para Vata


Bem Vindo! Você está no Studio Adrias de Simbologias & Terapias.

Studio Adrias  de Simbologias & Terapias é um conjunto de consultas individuais e serviços especiais que abordam auto-conhecimento, análise e criação de nomes, orientação vocacional, planejamento profissional, gestão pessoal e de grupos e qualidade de vida laboral.

Todos calcados nas sabedorias cujas bases teóricas de conhecimento são os elementos da natureza éther, ar, fogo, água e terra! São elas: astrologia, numerologia, estudo esotérico de letras e as terapias naturais derivadas principalmente do ayurveda, do yoga e da meditação! Abaixo seguem orientações genéricas para o bio-tipo Vata. Conheça mais o site e saiba mais! 

Ayurveda oferece orientação alimentar específica para equilibrar a constituição pessoal de cada indivíduo. Uma dieta para Vata balanceada, por exemplo inclui alimentos que tendem a criar mais estabilidade, solidez e constância na fisiologia irriquieta de uma pessoa vata. Ou seja, a orientação aqui é aumentar kapha.

Geralmente o que se faz é orientar-se de forma a

que a corrente funcional ou dosha predominante na constituição de uma pessoa não se exarcebe e entre em desequilíbrio. Pois como já sabemos a corrente funcional ou dosha predominante em uma constituição é a corrente funcional que a pessoa tende a desequilibrar com facilidade. Assim uma pessoa vata deve alimentar-se de forma a não aumentar mais ainda o vata.


A alimentação pode ajudar – e muito!- a manter a pessoa no melhor estado psico-fisiológico sem entrar em desequilíbrios típicos da corrente funcional ou dosha predominante em sua constituição.

Orientação alimentar para Vata
1. Prefira alimentos quentes, pesados e oleosos. Isto é, alimentos com caldos, molhos preparados com óleos vegetais de boa qualidade. Exemplo: Um strognoff ou uma muqueca de peixe caudalosa adequadamente temperada ou um cozido. Uma sobremesa de exemplo: Arroz doce ou creme de abacate.

2. Coma grandes quantidades de comida, porém não mais do que você possa digerir facilmente. A pessoa vata é leve, estilo borboleta, pode ser magra mesmo e perde peso fácil. Deve se alimentar com grandes quantidades de comida na hora da refeição principal para que se sinta mais pesada o que cria logo mais estabilidade e constância nas atividades físicas e mentais. Coma sentado, com calma e em paz.

3. Todos os óleos reduzem Vata: Alimentos preparados com bastante azeite de oliva, óleos de gergelim, azeite de dendê, óleo e leite de côco, por exemplo criam o peso necessário para vata ficar mais estável, constante, perseverante e forte!
4. Prefira alimentos doces, azedos e salgados.

5. Reduza ao mínimo alimentos frios, secos e leves. Alimentos frios tendem a manter a pessoa de constituição física vata muito “distantes”, soltas e isso aumenta a tendência a ser irrequieta. Alimentos noturnos quentinhos, antes de dormir, pacificam a mente e o corpo.

6. Grãos. Arroz, trigo, aveia. As massas de trigo branco ou integral em alimentos doces ou salgados são muito pacificadoras para vata. Bolos, pães variados, muitos com freqüência e todas as massas são muito recomendáveis. Massa de farinhas de milho também. Angus e polentas.

7. Feijões: Em excesso podem criar gases, típico agravamento de vata. No entanto, vata fica muito satisfeito com os feijões pois são alimentos caudalosos e pesados. Coma sempre vários tipos de feijões. E seus caldinhos respectivos!!!.

8. Sopas caudalosas feitas com bons óleos vegetais e temperos que pacificam vata.

Caldo verde, canja de galinha, sopa de legumes, sopa de feijões, sopa de ervilhas, sopa de raízes.

9. Vegetais. Todas as raízes. Batatas, batata baroa, batata doce, aipins (cozido em vez de frito), cará, inhame, beterrabas, cenouras. Eles devem ser consumidos cozidos, não crus. Os vegetais a seguir são aceitáveis em quantidades moderadas se estiverem cozidos, especialmente com ghee ou óleo e em temperos que reduzem Vata: ervilhas, vegetais com folhas verdes, brócolis, couve-flor, aipo, abobrinha.

10. Frutas. Prefira frutas doces, suculentas, azedas ou pesadas, como laranjas, bananas, abacates, melões, ameixas, abacaxis, mangas e mamões. Açaí, côco, jacas e carambolas bem doces são ótimas também. Amoras, pêssegos, uvas escuras e bem doces! Reduza frutas secas ou leves, como maçãs, pêras, romãs e frutas desidratadas.

11. Laticínios. Os laticínios pacificam vata. Sempre ferva o leite antes de bebê-lo e beba-o quente. Não beba leite durante as refeições.
12. Todas as nozes, amêndoas, avelãs e amendoins são boas.

13. Adoçantes. Todos os doces são bons (com moderação) para pacificar vata. Doce de leite, goiabada, doce de abóbora, cocadas, cuscuz de tapioca, bolo de aipim, bolo de fubá, bolos em geral. Doces com açúcar mascavo e com rapadura ou melado são muito aconselháveis.

14. Carne e peixe (para os não-vegetarianos). Galinha, peru e frutos do mar são adequados.
15. Temperos. Cardamomo, cominho, gengibre, canela, sal, cravo, semente de mostarda e pequenas quantidades de pimenta preta são aceitáveis.

ATENÇÃO: Estas são diretrizes muito básicas. Evidentemente muitos outros alimentos entram na alimentação de uma pessoa vata.

Consultas Individuais Personalizadas:

Avaliação da Constituição Pessoal ou Psico-Bio Tipo de acordo com os princípios  da astrologia médica, numerologia e dos princípios do Ayurveda.  Isto é,  de acordo com os 5 elementos da natureza: Éther, Ar, Fogo, Água e Terra. 

Saiba Mais!

  AYURVEDA  

SIGA AYU-POSTS

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

VATA | PITTA | KAPHA 

 CONSULTAS

  1. Análise do Bio-Tipo Astro-Número-Ayurvédico
  2. Soluções p/ Qualidade de Vida Laboral

ADRIANA MARANHÃO | Consultora em Gestão de Pessoas através de Simbologias & Terapias

Analista de Nomes, Astróloga, Numeróloga & Especialista em Ayurveda, Yoga e Meditação             | info@adrianamaranhao.com | Skype: adrias333 | RJ: Tel: (21) 982 24 62 60 | www.adrianamaranhao.com

About these ads

9 comentários sobre “Orientação Alimentar para Vata

  1. Silvia Romano disse:

    Olá, tb me considero uma Vata e realmente tudo o que vc descreveu bate com o que eu gosto e o que me acalenta. Porém tenho medo de ganhar peso, porisso evito come-los. Exemplo, banana com aveia, bolos diversos, arroz integral, mel, etc. Como fazer para controlar isso? Obrigada, abs

    Curtir

    • Cara Silvia,
      Se você é realmente vata, com certeza precisa ganhar um pouco de peso mesmo. Portanto vale a pena comer o te faz bem.
      Coma de tudo e com o tempo, com um ganho de peso, então, reduza um pouco as sobremesas doces, excelentes para vata. Mas não se policie muito não. Coma. Com a idade, vai ganhar um pouco mais de peso e aí sim, reduza o que leva açúcar. Mas nunca abandone, a aveia, o côco, a banana, tudo em estado natural que é bom para vata. Desejando um estudo completo sobre sua constituição e alimentação, entre em contato para uma consulta. Abraços, Adriana.

      Curtir

  2. Rosangela Azzolin de Avila disse:

    Olá Adriana!!! Muito bom teu site! Acabei de conhecer! Gostaria de saber se Quinoa é um bom alimento para pessoas tipo Vata.
    Muito obrigada desde já pela atenção!
    Rosangela

    Curtir

  3. Sérgio disse:

    Eu não sei mais o que faço com a minha alimentação. Tenho uma sobrinha que sofre do mesmo problema (somos vegetarianos, celíacos e com aversão a lactose) e ela me falou que somos vata. Fui pesquisar, fiz alguns testes e deu quase 90 por cento vata no meu dosha. Só que alguns alimentos acima recomendados me fazem muito mal, tipoo frituras e oleosos, pois parecem que me atacam o fígado e a vesícula. O que fazer?

    Curtir

  4. luciana barboza disse:

    Que tipos de chás são mais adequados para Vata? E o café? Em alguns sites excluem as massas e o arroz para vata. Qual a dieta mais adequada, com ou sem arroz e massa? Obrigada,Luciana

    Curtir

Comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s