O Que é Meditação

O Que é Meditação

Meditação é trazer nossa mente individual pessoal falante, tagarela, que adora uma ladainha sem fim de pensamentos, diretamente para o silêncio profundo da nossa própria consciência. Experiência essa da própria consciência coletiva milenar (Representada pelo Signo de Peixes, na astrologia). I

sto é, é uma experiência interior de silêncio e quietude total ao mesmo tempo de lucidez e consciência pura. 

Nossa mente individual é simbolizada pelo signo de gêmeos na linguagem simbólica da astrologia enquanto essa experiência do contato com o todo, o maior, a consciência coletiva milenar é simbolizada pelo signo de peixes.

 Meditar, então, é  aliviar nossa mente , digamos assim, “cri-cri”, exigente e redundante  com esse oceano de interior de quietude e paz. É uma experiência de silêncio interior impregnada de vitalidade. Uma experiência do nível profundo dos símbolos universais coletivos.

Meditar propicia que a mente individual  experimente não só o nível do silêncio, como principalmente experimente esse nível das linguagens simbólicas. 

Meditação é um verdadeiro portal para as linguagens simbólicas, as simbologias, carregadas de conteúdos humanos universais. Meditar é acessar um verdadeiro campo de todas as possibilidades, já que os símbolos têm infinitos significados.

Meditar é  acessar a morada de todos os símbolos e impregnar nossa mente individual pessoal com recursos criativos inerentes a esses símbolos. 

Por isso, meditação  expande a intuição, aumenta a capacidade de percepção e permite a mente consciente fazer correlações e apreender relações que aparentemente não estavam conectadas. 

Meditação aumenta a capacidade de interpretação das situações, das relações humanas, dos símbolos, mitos e ideologias que nos rodeiam. A meditação aumenta a possibilidade de ganharmos conhecimento sobre algum assunto através de cognições e insights criativos. 

Por outro lado, meditar traz também, reflexos imediatos no corpo físico, mental, emocional. Isso decorre, claramente por causa do descando profundo que a meditação propicia. É interessante notar que no simbolismo astrológico, meditação está simbolizada pelo signo de peixes e o signo que reflete peixes é o signo oposto virgem que é o signo da saúde por excelência. Então, meditação traz saúde, bem-estar, qualidade de vida graças ao  “reflexo” que se manifesta no nível emocional-físico-mental.  

É bacana pensar que meditação trás grandes benefícios à saúde, mas nem de longe, ninguém jamais meditou no transcorrer dos milênios, em busca de baixa de taxas de colesterol, redução de insônia, ou diminuição de pressão alta. 

Meditação não é uma panacéia para amenizar os males atuais. Meditação não é uma pílula para melhorar a saúde em todos os quesitos. Nunca foi.  

Meditação é essa experiência interior do maior, do todo, do transcendental, do imortal, do cósmico dentro de nós. Ou essa experiência da consciência impregnada de símbolos, sementes de impressões interiores, valores de vários milhares de anos da existência humana. 

Meditação é para abrir esses portais da intuição, expandir a consciência, ampliar a habilidade de fazer correlações e conexões.

Os bons efeitos da saúde acontecem como reflexo desse estado de desenvolvimento da consciência, desse despertar interior, dessa iluminação interior. Há muitos bons efeitos da meditação na saúde, mas são reflexos. Meditação mesmo não é uma mera terapia complementar. É um encontro maior com o ser interior!

Meditar torna a mente individual menos individual, mais social e coletiva! 

Meditação Em Sentido Amplo

Em sentido bem amplo e geral qualquer atividade ou atitude que nos leve a uma experiência de interiorização, reflexão e auto-referência está no campo semântico -digamos assim- de meditação.

Por exemplo, uma caminhada em silêncio em volta da lagoa, à beira mar, ou mesmo em uma rua bonita e arborizada estando consigo mesmo, agradecendo, já é um processo de interiorização que pode levar à meditação. Estar em contato consigo mesmo, enquanto serve alguém, no trabalho cotidiano, também o é. Cozinhar em silêncio, transformando sua energia interior em alimentação, definitivamente também está no âmbito da meditação! Ler -um bom livro- quieto, em estado de êxtase com o autor e a literatura, também está no limiar entre meditação e comunicação. Área de realidade silenciosa, meditativa, que os amantes da leitura conhecem muito bem! Ler, estudar, servir, refletir, recolher-se abrem as portas para a vida interior!

Meditação Em sentido específico 

Meditação é também, por outro lado, e mais especificamente, um estado de consciência totalmente silencioso ainda que completamente acordado, desperto, consciente mesmo. Um estado mental de quietude, em que a pessoa percebe-se na mais pura serenidade e integração!

Meditação em si não é método, nem técnica é a experiência interior de silêncio total e consciência desperta. Ainda assim, certamente, existe uma série de maneiras, métodos e técnicas para propiciar à  mente esse estado de meditação.

A experiência de meditação não é mórbida e sem graça. Ao contrário, estar em meditação é um estado vibrante, esfuziante ainda que profundamente relaxado! Estar em meditação é realmente estar em união, ou estar em Yoga.

Como se diz nesta tradição, Yoga é Samadhi. Tradução: Yoga é êxtase!

Leia-se estar em meditação é felicidade pura! Por isso, meditação é uma experiência poderosa para acessar sua natureza mais essencial: o ser interior silencioso, inteligente, criativo- manancial de alegria, paz e bem-estar. 

Assim, meditar é a arte de atravessar as atividades mentais mergulhando em um estado de percepção clara e direta de silêncio, sem pensamentos, ainda assim, em plena consciência. Em consciência meditativa morada de todas as simbologias. Signo de Peixes! 

Consultas Individuais Personalizadas: Orientação À Meditação > A Meditação em Sincronia com a sua constituição pessoal! 

Saiba Mais!

Studio Adrias de 

Simbologias & Terapias  

About these ads

Comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s